Diferença entre os Alinhadores Invisalign e Aparelho Fixo Estético
Atualizado: 23 de out. de 2019
Você vai precisar fazer um tratamento ortodôntico para alinhar os dentes e corrigir a mordida e, ao buscar por opções, você acabou percebendo que não existe mais só aquele tradicional aparelho com bráquetes e borrachinhas e, sim, vários: com cor, sem cor, transparente, removível, Invisalign… As opções são diversas!! Mas será que você sabe diferenciar e, principalmente, escolher entre cada uma delas? Fiz um texto rápido para explicar as principais diferenças entre as opções estéticas de tratamento ortodôntico que temos hoje em dia. Confira!
Principais diferenças entre o Invisalign e o aparelho fixo estético
Primeiramente, deve-se entender que os dois tipos de aparelho, tanto o fixo, quanto o Invisalign, têm como objetivo deixar os dentes mais certinhos e entregar ao paciente uma arcada com uma boa função mastigatória. No entanto, apesar do objetivo ser o mesmo, os dois aparelhos são completamente diferentes: O aparelho fixo transparente é colado aos dentes e o paciente não pode remover durante o tratamento. Já o Invisalign é totalmente removível e pode ser retirado para alimentação e higiene oral.
Vantagens e desvantagens de cada tipo de aparelho
Vale esclarecer que ambos os aparelhos possuem vantagens e desvantagens. Sendo assim, não existe uma tecnologia para tratamento que só possua benefícios.
Dentre as vantagens dos alinhadores Invisalign, pode-se citar a redução significativa no tempo de tratamento devido ao melhor controle de movimento dentário. Além disso, é possível visualizar a posição final dos dentes antes de aprovar o tratamento através de um software 3D, o que também possibilita prever o tempo exato que o paciente precisará usar o aparelho.
Porém, para que o tratamento funcione de acordo com o planejado, o paciente precisará usar o alinhador por aproximadamente 22 horas por dia. Se o paciente é pouco colaborador, esquecido, não tem boa rotina para uso de aparelho removível, o uso do Invisalign poderá ser uma catástrofe pois os dentes ou não se movimentarão, ou levará muito tempo para que isso ocorra.
A vantagem do aparelho fixo é que ele não depende da colaboração do paciente pois o aparelho é colado e não permite ser removido. Porém, consideramos uma desvantagem dos aparelhos fixos o fato de acumular mais bactérias, devido à dificuldade de higienização após alimentação. Também é necessário que o paciente tome mais cuidado durante as refeições pois, se mastigar alimentos duros, pegajosos ou se comer muito rápido, pode acabar descolando os bráquetes, o que causa atraso no tratamento.
É verdade que o Invisalign não precisa de manutenção?
Não! É ideal ter um acompanhamento com frequência nos dois tipos de tratamento. O ortodontista é a peça fundamental para seu tratamento dar certo, independente de qual aparelho você optar por usar. Além disso, cada pessoa possui uma resposta tecidual diferente, tempos de uso diferentes e problemas iniciais igualmente diferentes. Por isso, o tratamento depende de uma constante avaliação do profissional e do controle dos movimentos desejados. Ajustes no aparelho e trocas de estratégias durante o tratamento são comuns, então nunca deixe de visitar seu ortodontista!
É possível fazer tratamentos que precise usar elástico com Invisalign?
Sim! Tratamentos que necessitem de uso de elástico para corrigir a mordida podem ser tratados com Invisalign. Da mesma maneira que os elásticos servem para ajudar no encaixe da mordida nos aparelho ortodônticos fixos, eles servem para encaixar a mordida nos tratamentos com alinhadores. Para isso, os alinhadores recebem um recorte diferenciado onde é encaixado o elástico. É como se fossem ganchos de apoio.
Saiba para quais casos é mais indicado cada tipo de aparelho
É importante entender que, hoje em dia, pode-se realizar todo tipo de tratamento com os dois tipos de aparelhos. No entanto, quem decidirá e terá a palavra final do tipo de aparelho a ser utilizado não é o paciente, e sim, o ortodontista.
Nós avaliamos o paciente, entendemos as suas queixas e estudamos qual aparelho se encaixará melhor no tratamento daquele caso específico.
Pacientes pouco colaboradores não possuem muito sucesso no uso do alinhador e normalmente podem dificultar até mesmo o uso do aparelho fixo. Então, são muitas as variáveis para se escolher um tipo de aparelho para um tipo de paciente.
Por isso, confie no seu ortodontista e não se baseie em casos de amigos e conhecidos. Apenas o seu dentista saberá indicar o melhor tipo de tratamento para o seu caso, em específico!
Dra Carina Cigolini Cirurgiã-dentista - CRO/RS 20.812 Especialista em Ortodontia Especialista em Disfunção Temporomandibular e dor Orofacial Invisalign Doctor Harmonização Facial
Comments