APARELHOS CONVENCIONAIS
O TRADICIONAL, DAS BORRACHINHAS COLORIDAS
O aparelho convencional metálico é o aparelho ortodôntico mais utilizado hoje em dia, provavelmente devido ao seu custo mais acessível em comparação aos demais tipos de aparelhos existentes no mercado.
É constituído, basicamente, por bráquetes metálicos de aço inoxidável, arco (fio) ortodôntico e pelas famosas borrachinhas coloridas que servem para fixar o arco ao bráquete.
É claro que hoje em dia existem aparelhos mais modernos e mais discretos que o aparelho convencional metálico, porém, a ortodontia iniciou e se aperfeiçoou a partir deste tipo de aparelho que, por sinal, ainda cumpre muito bem com a sua função!
Utilizamos a ortodontia para corrigir a má posição dentária e esquelética. Se iremos realizar o tratamento com bráquetes metálicos, estéticos ou alinhadores removíveis, isso não importa! O essencial é trabalhar da melhor forma possível dentro da técnica que foi escolhida e entregar, no final do tratamento, um sorriso lindo para o nosso paciente!
CONHEÇA AS PARTES DO APARELHO ORTODÔNTICO:
-
Bráquetes: dispositivos colados diretamente aos dentes. Possui uma canaleta onde encaixa o fio ortodôntico.
-
Bandas metálicas (anéis ortodônticos): consiste em um anel metálico que é cimentado em volta dos dentes posteriores. Normalmente, um tubo ou um bráquete vai ser soldado nela.
-
Tubo: dispositivo soldado às bandas ou colado diretamente nos dentes, normalmente nos posteriores. Também possui uma canaleta onde passa o fio ortodôntico.
-
Fio ortodôntico (arco): é amarrado a todos os bráquetes e cria a força necessária para movimentar os dentes para o seu alinhamento.
-
Ligaduras/Alastic (borrachinhas): podem ser elásticas e coloridas ou então metálicas (amarrilho). A função das ligaduras é prender o fio aos bráquetes.
-
Elástico em cadeia (corrente): é um tipo de elástico que une vários dentes e é utilizado quando precisa-se puxar dentes ou fechar espaços.
-
Elásticos intermaxilares: posicionados em dentes do arco superior e inferior ao mesmo tempo, criam forças puxando uma arcada contra a outra para melhorar o encaixe da mordida.
-
Ganchos: Podem fazer parte dos bráquetes ou dos tubos, ou então podem ser soldados nos fios, ou amarrados em volta do bráquete. Servem para prender os elásticos.